segunda-feira, 2 de maio de 2011

Casamento Medieval

O vestido da noiva não era branco, mas azul, pois essa cor simbolizava a pureza. Outras cores também eram permitidas, principalmente o vermelho entre os nobres.
Também foi nesta época que a liga se tornou parte da roupa da noiva.

 A primeira noiva a se casar de branco foi a rainha Vitória da Inglaterra no século 17.

O buquê também tem sua origem nesta época. E sua utilidade não era dar sorte para a encalhada da aldeia se casar, mas, sim, disfarçar o mau-cheiro da noiva. Naquela época banho só duas vezes por ano.

O bolo de casamento com "andares" também surgiu aqui. Era tradição que os convidados levassem bolos para o casamento e o empilhassem (se isso acontecesse hoje em dia seria menos um item a entrar no orçamento do casamento - #FATO). Para dar sorte ao casamento, os noivos tentavam se beijar sobre os bolos sem o derrubarem.
Os casamentos medievais dos nobres incluíam grandes festas que podiam durar dias. Os mendigos vinham de longe para receber as sobras do banquete e era costume o senhor do castelo libertar alguns prisioneiros.
 Aliança era item de rico (e nobre). Os camponeses partiam uma moeda ao meio. Metade ficava com a noiva e a outra metade com o noivo.
O casamento era arranjado entre os pais dos noivos, que negociavam os dotes e a idade com que os filhos deveriam se casar. Na época casamento era visto como um negócio lucrativo. Além disso, um contrato era firmado, inclusive com uma multa alta se alguma das partes desistisse do casório. Daí a pressão em cima dos noivos para que realmente se casassem
 O sexo podia ser feito antes do casamento, desde que as partes já estivessem comprometidas por um contrato de casamento futuro acertado entre seus pais.
O nome lua-de-mel também veio desta época. Há duas versões para o nome. Uma delas diz que a festa de casamento terminava quando o noivo "raptava" a noiva para um lugar secreto, onde ficavam durante uma fase completa da lua (28 dias) e bebiam um bebida fermentada de mel. Outra versão diz que na noite de núpcias os parentes do casal desenhavam uma lua com mel na porta do quarto para desejar sorte ao casal.
A origem do chá de cozinha vem de uma lenda. Era uma vez um jovem moleiro holandês que ficou apaixonado por uma rica senhorinha. Mas o pai da noiva desaprovava o casamento e disse que não ia bancar a festa. Então os amigos do moleiro se juntaram e lhes deram de presente vários utensílios de cozinha (Então por que o chá de cozinha atual é feita só entre as mulheres???)
A posição dos noivos (a noiva sempre ao lado esquerdo do homem) também remonta da antiguidade entre os anglo-saxões. O noivo temendo ataques de dragões ou possíveis raptores deixava sempre o braço direito livre para sacar a espada.
A grinalda era utilizada para se distinguir a noiva dos demais convidados, fazendo com que se pareça com uma rainha. Quanto maior a grinalda, maior o símbolo de status e riqueza.
e aí o que acharam?

5 comentários:

  1. Ótimo post. A história do buquê me surpreendeu!

    ResponderExcluir
  2. poxxaaa, legal d+..parabens pela pesquisa..

    ResponderExcluir
  3. OI,eu vou fazer uma peça "A DANÇA MEDIEVAL" e queria saber quanto custa o vestido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia querida, tudo bem? eu não sou vendedora mas posso te indicar algumas, me add no face: http://www.facebook.com/JulianaDuarteLima
      que podemos conversar ^^
      Beijoo

      Excluir